AMADORA

Joaquim era um bom rapaz: alegre e simpático. Trabalhava, com dedicação, na mercearia do pai. Numa manhã de Primavera apareceu uma rapariga para comprar um Quilo de açúcar e Joaquim atendeu-a com um largo sorriso. Todos os dias a rapariga voltava à mercearia para comprar alguma coisa. Joaquim apaixonou-se mas nem sabia o seu nome. Um dia ganhou coragem e perguntou:
“Como te chamas?”
“Chamo-me Dora. E tu?”
“O meu nome é Joaquim.”
Dora pousou as compras e deu-lhe um beijo. O rapaz ficou maravilhado, nem conseguiu concentrar-se no trabalho, durante o resto do dia. Quando fechou a mercearia foi passear para o bosque. Decidiu que no dia seguinte a iria convidar para dar um passeio e sonhou que andavam de mão dada. Tirou um pequeno canivete do bolso e escreveu numa árvore:
“Joaquim ama Dora”
Mas no dia seguinte a Dora não apareceu. E nunca mais foi à mercearia. Joaquim foi à árvore do bosque e riscou o seu próprio nome, ficando escrito apenas:
“ama Dora”
(Se procurarmos com muito cuidado ainda é possível observar esta inscrição numa árvore da Amadora)

E foi assim que surgiu o nome desta localidade.

Amadora é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Lisboa, região de Lisboa e sub-região da Grande Lisboa, com 175 136 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa em Portugal.1 É sede de um dos mais pequenos municípios de Portugal, com apenas 23,79 km² mas 175 135 habitantes (2011), sendo o mais densamente povoado do país.



0 comentários:

Enviar um comentário

Com tecnologia do Blogger.